Ar condicionado: ajuda ou não ajuda a propagar o novo Corona Vírus?

O ar condicionado que temos em casa, no trabalho, na academia e nos ambientes que frequentamos, se não utilizado da maneira correta, pode trazer agravantes para a saúde e os problemas respiratórios.

Em relação ao novo corona vírus, cientistas, médicos e especialistas da saúde vêm debatendo e atualizando, constantemente, informações e recomendações para quem usa climatização de ar em ambientes internos.

Médica falou sobre o ar condicionado, os problemas respiratórios e a contaminação

Em recente entrevista ao Jornal da Manhã, a médica pneumologista Ana Paula Barreto lembrou que os conhecimentos acerca da propagação do Covid-19, ou novo Corona Vírus, ainda estão em discussão e estudo e que, sendo a via respiratória a principal via em termos de contaminação, pelas gotículas de uma pessoa contaminada, é natural que em ambientes fechados essa contaminação possa aumentar. Isso diz bastante sobre o uso do ar condicionado e os seus agravantes para a saúde e os problemas respiratórios.

Partículas do vírus, ou do novo Corona Vírus em questão já foram encontradas em sistemas de ar condicionado de ambientes como hospitais, ainda segundo a médica. Porém, não existem comprovações que tenha repercutido em contaminação e novos doentes a partir destes aparelhos, diretamente.

Por fim, conforme foi lembrado na reportagem, independente da ameaça da infecção e transmissão do novo Corona Vírus, a preocupação com ambientes fechados e climatizados sempre existiu, haja vista as Leis e Regulamentações, que já se preocupavam com acúmulo de fungos, ácaros e outros agentes nocivos ao sistema respiratório humano como um todo.

Imagem Ilustrativa: ar condicionado tipo split.