O risco dos ambientes fechados com ar condicionado – sua saúde e seu bolso neste verão

,

O uso de ar condicionados e circuladores de ar são indispensáveis no verão brasileiro, para os lares, e os pequenos e grandes estabelecimentos. E, neste 2021, confirma-se a bandeira tarifária vermelha para os primeiros meses do ano. A manutenção destes aparelhos ligados dia e noite encarece a conta de luz. E a preocupação com o bolso aumenta, somando-se à apreensão com a qualidade de ar nos ambientes fechados.

De fato, a preocupação com tal gasto e encarecimento da energia é um fator que preocupa o brasileiro. Segundo recente reportagem do Portal de Notícias G1, da Globo, neste verão, há uma combinação de fatores tornando cuidados com o ar-condicionado urgentes. Um deles, a pandemia, que aumentou o número de pessoas que passam mais tempo dentro de casa. Outro, o aumento do número de pessoas que estão trabalhando dentro de casa, fazendo home office. Tudo isso com as contas de luz mais caras, com a bandeira vermelha.

De onde vem a bandeira vermelha na medição de energia

De forma resumida, bandeira vermelha significa a taxa extra cobrada quando os reservatórios estão baixos. Pois é, representa muito mais do que isto.

Criação da ANEEL, o sistema de bandeiras tarifárias funciona como projeção e sinalização para que o consumo de energia elétrica considere, mês a mês, as condições e custos de geração no País. Resumidamente, quando a produção nas usinas hidrelétricas (energia mais barata) é boa, tem-se bandeira verde, sem acréscimos na tarifa. Em condições ruins, podem ser acionadas as bandeiras amarela, vermelha 1 ou vermelha 2. Saiba mais sobre Bandeiras Tarifárias em um vídeo educativo da ANEEL.

Sem dúvida, o Brasil está (veja 01 dos responsáveis por estes rankings aqui), entre os 10 maiores consumidores – e também produtores – de energia no mundo. energia hidroelétrica é a principal fonte de energia utilizada para produzir eletricidade no país. Atualmente, 90% da energia elétrica consumida no país advém de usinas hidrelétricas. Produzimos e consumimos muito!

O risco duplo dos ambientes fechados com ar condicionado – a saúde e o seu bolso

E em situação de pandemia?

Bom, se é verdade que o país reduziu bastante sua atividade durante os picos de contágio na pandemia, também já é perceptível que o consumo de energia já retoma os níveis anteriores à pandemia.

Nesse sentido, com as temperaturas altas, o uso de equipamentos para reduzir a sensação de calor representam duplo risco. Ar condicionados e circuladores de ar/ventiladores acionados o dia todo irão levar as contas a valores altos. Caso seja possível, opte pelos ventiladores, deixando portas e janelas abertas e permitindo a circulação de ar.

O ar condicionado em excesso resseca o ar do ambiente, e enfim, traz ameaças à saúde, que já expusemos aqui: http://qualidadearinterior.com.br/geral/ar-climatizado-questao-de-saude-publica-qualidade-de-ar/. Em plena pandemia, o corona vírus segue sendo uma ameaça em ambientes sem ventilação. A receita para passar pelo nosso verão é o equilíbrio nas formas de se refrescar e muita, muita hidratação.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *