O que você deve saber sobre o uso efetivo dos condicionadores de ar

Não é incomum encontrarmos estabelecimentos em que os condicionadores de ar são ligados apenas em temperaturas extremas. E não sendo utilizados com regularidade. Essa é uma medida de economia de energia e, muitas vezes, de conforto para os ocupantes – muitas vezes, até em relação ao ruído. Em outros casos, porém, o equipamento não é utilizado simplesmente porque as pessoas sentem-se confortáveis com o ar ao natural, e a falta do ar condicionado não é percebida.

Ainda, ambientes com elevada ocupação de pessoas tendem a desenvolver problemas em relação à qualidade do ar. Um deles é a concentração e amplificação de poluentes, quando não recebem a ventilação adequada. Os responsáveis por esses locais poderiam melhorar a qualidade do ar, simplesmente, usando maior regularidade os condicionadores de ar. Na maioria dos sistemas, há a possibilidade de uso na função de ventilação somente! Pois é, ela apresenta, inclusive, um consumo de energia bem inferior ao da refrigeração ou aquecimento.

Ar condicionados são projetados para promover a qualidade do ar. Mas isso só ocorre, de fato, quando adequadamente projetados, instalados e mantidos. Os condicionadores centrais promovem a filtragem e renovação do ar, além do controle da temperatura e da umidade. Já os equipamentos simples, como Split e tipo ‘Janela’, efetuam, no mínimo, a filtragem de partículas grosseiras do ar, também colaborando com a qualidade do ar interior. Porém, não solucionam o problema da renovação do ar, e por isso, é preciso, nestes casos, buscar auxílio com profissionais do ramo de qualidade do ar.