O que são os edifícios verdes e sua importância para as cidades
A construção dos novos edifícios verdes, ou a adequação de prédios antigos a novas práticas sustentáveis, é um dos caminhos para a criação de cidades que ofereçam mais bem-estar. Autossuficiente, um edifício verde pode significar impacto ambiental reduzido, ou até próximo de zero. Mas, o que são os edifícios verdes, afinal?
São chamados edifícios ou edificações verdes aquelas que seguem novos parâmetros ligados a práticas sustentáveis e uso racional de recursos, por exemplo. Eles objetivam produzir o que consomem. As novidades podem ser nos interiores, em novos edifícios, e até voltados à reforma de prédios antigos. E incluem itens como eficiência do uso da água e de energia, qualidade dos materiais utilizados na construção (como madeiras certificadas), qualidade interna do ar, conforto térmico, localização e transporte próximo, e outras.
Edifícios verdes no Brasil: a Certificação LEED
Uma construção verde pode ter ou não uma certificação.
O processo é voluntário, isto é, o responsável pelo prédio deve solicitar o selo ou certificação, e se adequar às diretrizes que ele estabelece. Segundo matéria do Portal G1, no Brasil, uma das principais certificações para prédios verdes é a LEED – Leadership in Energy and Environmental Design. Em português, “Liderança em Energia e Design Ambiental”. O selo é conferido pela organização norte-americana Green Building Council (GBC), que tem representante aqui no país, a GBC Brasil.
Por aqui, apoiamos esta ideia! Afinal, uma das grandes preocupações dos edifícios verdes está na condição do ar circulante. Para que este seja de qualidade satisfatória, é preciso realizar manutenção periódica em dutos e aparelhos de ar-condicionado. Além de eliminar a circulação de gases e poluentes, com essa manutenção. Também, permitir a entrada de sol e de renovação do ar interno. E na sua cidade, existem edifícios verdes?
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!