Precisa viajar de avião: deve se preocupar com contaminações?

,

Viajar pode ser uma preocupação neste momento. E quem precisa viajar de avião: deve se preocupar com contaminações? Com a pandemia e o novo coronavírus, o ar interior limpo e livre de contaminação é prioridade. Embora a poluição do ar seja uma ameaça constante à nossa saúde, muitos de seus contaminantes, conhecidos e controlados em ambientes fechados e com ar condicionado, não eram uma preocupação até o surgimento desta pandemia.

A covid-19 trouxe o debate para a poluição de ambientes internos. A qualidade do ar em ambientes fechados — sua circulação e o quanto permite a dispersão ou a eliminação de patógenos — pode ser definitivo para a população não se contaminar. Você sabia que os aviões são bastante controlados neste sentido?

Pois é, o ar no interior de um avião é mais renovado e limpo do que imaginamos. Segundo o Diretor de Manutenção da LATAM, Alexandre Peronti, “há muito tempo a indústria aeronáutica se preocupa com isso e todos os projetos e sistemas de ar-condicionado e pressurização necessitam atender a padrões rigorosos de qualidade de ar dentro do ambiente das aeronaves” – em recente entrevista ao Portal UOL Notícias.

Graças aos filtros HEPA, do inglês High Efficiency Particulate Air, cerca de 40% do ar das cabines de aviões são filtrados. Os 60% restantes são provenientes do ar puro canalizado de fora do avião. Já o ar da cabine é renovado a cada três minutos, em média. Profissionais e pesquisas indicam que os filtros HEPA eliminam grande parte das gotículas expelidas que possam carregar o SARS-CoV-2.

Outros sistemas de proteção de contaminantes

Pois é, viajar de avião durante a pandemia exige também cuidados para evitar a contaminação a bordo. Por isso, companhias aéreas e aeroportos adotam, no mundo todo, medidas rígidas de limpeza e desinfecção, como:

  •  distribuição de álcool em gel
  • uso de máscaras por tripulantes e passageiros.

O ar interno que respiramos durante os voos — embora não necessariamente totalmente livre de vírus — provavelmente é bem mais limpo do que o ar em restaurantes, bares, lojas ou na sala de estar dos seus melhores amigos. Mas, cuidado: não elimina os mecanismos individuais de proteção.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *